segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Os incríveis mitos sobre a saúde


Alguns têm origens financeiras, outros surgem mesmo pela necessidade de explicar o que ainda não se sabe, mas os mitos, quando bem propagados, são difíceis de apagar do imaginário popular. Para desmentir ou comprovar a veracidade de alguns deles, os médicos e pesquisadores americanos Aaron Carroll e Rachel Vreeman escreveram o livro “Não engula o chiclete! - Mitos, meias verdades e mentiras descaradas sobre o corpo e a saúde” (editora WMF Martins Fontes).
Mesmo com o aumento do acesso à informação e as inúmeras pesquisas sobre o corpo humano, a sociedade continua acreditando que alguns “fatos” comprovadamente fictícios são verdades absolutas. É o caso de que raspar os pelos faz com que eles cresçam mais grossos e mais rapidamente (seria a cura da calvície?!); de que estalar os dedos com frequência causa artrite; e que usar desodorante antitranspirante aumenta o risco de câncer de mama. Tudo balela.
Um dos mitos mais antigos talvez seja o de que comer manga com leite mata. O gastroenterologista José Figueiredo Penteado explica que essa história surgiu no Brasil Colonial, criada pelos senhores para tentar impedir que seus escravos bebes sem o leite produzido nas fazendas. Comer manga com leite não faz mal algum! No livro “Não engula o chiclete!”, descobrimos que homem com pé grande não terá necessariamente pênis grande, que as pessoas não usam só 10% da capacidade do cérebro e muitas outras mentiras descaradas.
Homens com pés grandes têm pênis grandes
Nos mamíferos, o gene Hox influencia o desenvolvimento dos dedos dos pés e das mãos e também do pênis ou do clitóris. Uma pesquisa com 60 homens no Canadá apontou uma correlação fraca, mas estatisticamente significativa, entre o comprimento peniano e a altura do corpo e o tamanho dos pés. Entretanto, uma pesquisa com um grupo ligeiramente maior, com 104 voluntários, conduzida pelos urologistas Shah e Christopher, constatou que o número dos sapatos e o tamanho do pênis não se correlacionavam.
As pessoas só usam 10% da capacidade do cérebro
Está na hora de “cair na realidade”. Há mais de cem anos as pessoas acreditam que só usamos 10% do nosso cérebro. Infelizmente, isso quer dizer apenas que há mais de cem anos as pessoas estão enganadas. O mito do cérebro ocioso foi minuciosamente desfeito por um especialista em neurociência, Barry Beyerstein. Muitas pesquisas com pacientes portadores de lesões cerebrais sugerem que danos causados em praticamente qualquer área do cérebro têm efeitos específicos e duradouros sobre as capacidades do ser humano. Assim, por mais deprimente que possa parecer, você provavelmente já usa tudo o que tem.
Se você arranca um fio de cabelo branco, nascem dois em seu lugar
A verdade é que seus cabelos brancos se multiplicarão com o passar do tempo, mas arrancá-los não tem nada a ver com isso. Cada cabelo nasce de um único folículo. Arrancar um fio de cabelo não fará que dois nasçam desse mesmo folículo. Durante o tempo em que o fio branco original está crescendo de novo, é normal que os outros cabelos ao lado continuem embranquecendo por conta própria. Arrancá-los não tem nada a ver com seu aumento, é o tempo que faz isso.
Nunca se deve acordar um sonâmbulo
Nunca houve um caso de um sonâmbulo que tenha morrido em decorrência de ter sido acordado durante um “passeio”. Acordar o sonâmbulo pode deixá-lo confuso ou assustado e, em seu estado de confusão, ele pode se tornar violento e tentar atacar você. Há registros de raros casos de sonâmbulos que cometeram assassinatos durante o sonambulismo. Se você puder reconduzir a pessoa de volta à cama, essa parece ser a melhor estratégia. Mas isso não quer dizer que se você de fato acordá-la, ela estará correndo um risco maior de ter um ataque do coração ou um AVC (derrame).
Desodorante antitranspirante causa câncer de mama
Um dos mitos mais populares é que o uso de desodorante antitranspirante pode causar câncer de mama. A ideia por trás disso é que esses produtos impedem o corpo de eliminar as toxinas por meio do suor. Elas então ficam retidas nos nodos linfáticos, onde podem causar câncer ao induzir mutações no DNA das células. Não existem estudos científicos publicados que corroborem essa ideia.
O chiclete fica no estômago durante sete anos
A goma de mascar é feita de goma, adoçantes, aromatizantes e agentes de sabor. A goma em si é basicamente impossível de ser digerida. É uma mistura de elastômeros, resinas, gorduras, emulsificantes e ceras. O açúcar e outros adoçantes do chiclete podem ser absorvidos, mas as ceras, resinas e elastômeros resistem ao poder dos sucos gástricos que tentam rompê-los. Entretanto, o trato digestivo simplesmente continua empurrando essas coisas adiante, intestino afora, até que elas saiam pela outra extremidade. Em geral, o chiclete acaba no vaso sanitário um ou dois dias depois de ter sido engolido.
É preciso beber no mínimo oito copos de água por dia
Não existem provas científicas de que você precisa beber nem perto de oito copos todos os dias. O doutor Heinz Valtin estudou bancos de dados eletrônicos, além de consultar nutricionistas e colegas especialistas em equilíbrio de água no sangue. Em toda essa pesquisa, não foi possível encontrar indícios científicos de que seja necessário beber oito copos de água por dia. Na verdade, os estudos apontam que já consumimos líquido em quantidade suficiente com o que comemos e bebemos todos os dias.

Nenhum comentário: