quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Finlândia faz da internet direito legal


Não é a primeira vez que ouvimos alguém tocar no assunto, pois a França já havia declarado o acesso à internet um direito fundamental de qualquer cidadão. Porém, a Finlândia foi o primeiro país no mundo a reconhecer isso por lei. Segundo o ministro da comunicação e transporte finlandês, todos os moradores do país vão ter acesso à internet com conexão de, pelo menos, um 1 mbps até Julho de 2010.
Com isso, eles se tornam o primeiro país a definir uma velocidade mínima universal para redes banda larga, como direito legal. E isso é só o começo, pois a intenção do governo finlandês é que as conexões mínimas estejam na casa de 100 mbps até 2015. Não à toa, estamos falando aqui de um país em 12º lugar no ranking mundial do IDH.
Enquanto isso, aqui no Brasil a melhor notícia que temos sobre o assunto é a briga para diminuição do preço absurdo cobrado pelos pacotes populares de banda larga. Hoje, o governador José Serra assinou um decreto - criando o programa Banda Larga Popular - que deve diminuir o preço das conexões banda larga em São Paulo. Segundo o governador, o usuário paulista vai pagar no máximo R$29,80 por mês para ter internet de 1MB.
Apesar de parecer grande evolução para utilização do serviço, a notícia por si só é um tanto vaga, pois não deixa claro se haverá ajudas à infraestrutura das redes banda larga. Afinal, existem diversos pontos do estado que não têm acesso a cabos ou antenas para realizar conexões.
As diferenças de tamanho entre os países é gritante, mas a seriedade com que os dois tratam o assunto também. Nos resta esperar que a Finlândia sirva de exemplo e que essa lei seja adotada o mais rápido possível pelos outros países, para que os preços de acesso à internet no Brasil possam diminuir gradativamente.
(via Telegraph)

(Foto publicada com licença Creative Commons, do Wikimedia Commons)

Nenhum comentário: