terça-feira, 20 de abril de 2010

Lady Gaga traz os monstros de sua vida para a música

Por: Jessica Bonetti

A nova edição de Monster, disco que arrebatou 4 milhões em vendas ao redor do mundo, ganha reedição caprichada com duas opções de capa e oito faixas inéditas, que falam de sexo, amor, álcool, morte e solidão - os referidos monstros sugeridos pelo título do álbum.

The Fame Monster, novo CD da cantora freak-pop Lady Gaga, trata-se de uma compilação musical do seu primeiro trabalho acrescido de oito musicas inéditas. Suas influências pop-retrô e sua fórmula de sucesso continuam dando o tom às novas faixas. Garantindo, assim, pelo menos mais seis meses de hits e polêmicas. Aqui, uma verdadeira mistura de ritmos cria vários climas diferentes, mas sempre mantendo a linha amor-escrachado-dançante para revelar, como ela mesma diz, "os monstros da minha vida".

A abertura fica por conta da música mais tocada das últimas semanas, o single "Bad Romance", produzido por Red One, Teddy Riley, Rodney Jerkins, Ron Fair e Fernando Garibay. O clima de catástrofe amorosa não termina por aí - em seguida vem a divertida "Alejandro", em que toda uma atmosfera latin lover é muito bem construída enquanto ela diz que quer "apenas fumar seu cigarro e sair".

"Monster", a terceira faixa, vem com tudo o que um sucesso da Lady Gaga costuma trazer, então se preparem que vocês ainda vão ouvir muito essa música por aí. Em "Telephone", deparamo-nos com a tão comentada parceria ao lado de Beyoncé. As duas conseguem firmar bem suas identidades musicais, mas mesmo com toda força expressa pelas atuais musas pop, esta fica longe de ser a melhor faixa do lançamento.

De modo geral, o trabalho vem a público sob produção meticulosa em estúdio, pronto para dar o play e agitar todas as pistas de dança, ficando acima da média das re-edits feitas por DJs. As músicas descrevem a madrugada de uma diva apaixonada, indo desde o início da noite que começa com uma masturbação (!) em "So Happy I Could Die", passando por "Dance in the Dark", uma balada cheia de dramas, até desembocar na ressaca física e mental cheia de lágrimas de "Speechless". Lady Gaga deixa claro neste álbum que sabe se articular musicalmente, e não só performaticamente.

Em The Fame Monster, quem não gostava da cantora, provavelmente vai continuar não gostando. Quem já gostava, terá todos os motivos para mantê-la no topo, mas quem esperava novidades, bem... Não foi dessa vez. Mesmo assim, fica a indicação de um ótimo CD, autêntico e pop.

TRACKLIST

Disco 1:

1. Bad Romance
2. Alejandro
3. Monster
4. So Happy I Could Die
5. Speechless
6. Dance in the Dark
7. Telephone
8. Teeth

Disco 2:

1. Just Dance" featuring Colby O'Donis
2. LoveGame
3. Paparazzi
4. Poker Face
5. Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)
6. Beautiful, Dirty, Rich
7. The Fame
8. Money Honey
9. Starstruck featuring Space Cowboy and Flo Rida
10. Boys Boys Boys
11. Paper Gangsta
12. Brown Eyes
13. I Like It Rough
14. Summerboy
15. Disco Heaven (international bonus track)
16. Again Again (U.K. bonus track)
17. Retro, Dance, Freak (Japanese bonus track)

Nenhum comentário: