terça-feira, 27 de abril de 2010

Rihanna expõe dramas pessoais em disco com sabor de superação

Por: Eduardo Ribeiro

Conflitos emocionais vividos pela cantora são narrados através de composições tocantes e bem arranjadas que a conduzem para uma seara do pop mais espinhosa do que bubblegum; Rated R traz participações de Slash, will.i.am e Young Jeezy

Não precisa ser gênio para escutar ao apanhado de canções em Rated R, o quarto álbum da cantora barbadiana, para sacar o quadro. Este é o primeiro trabalho pretensamente mais "sério" ou maduro da menina, um auto-exame ultra-pessoal movido pela necessidade de superação.

Dizem que o repertório do novo trabalho da artista pop começou a ser composto assim que ela se recuperou da brutalidade cometida contra ela por seu então namorado, Chris Brown, após a noite do último Grammy. Natural, então, que este seja o sabor do álbum como um todo, que, absorvendo uma emoção franca e sincera da artista, coloca lá no alto o resultado final da produção.
Desde 2005, quando apareceu com o single "Pon The Replay", Rihanna vem impressionando com a elasticidade das notas que saem de seu gogó e o tino para atribuir charme a faixas como "Umbrella" e "Don't Stop The Music". A essas qualidades, soma-se agora o fato de que Rihanna tem algo a dizer, para além dos refrões banais, e, por isso mesmo, fica claro que ela se dedicou muito mais às gravações, entregando ao ouvinte uma obra rica em melodias vocais e o passeio por diferentes vibes do pop mainstream.

Com produção esmerada nos padrões que ainda são herança típica da estética cabível às FMs, pelas mãos de The-Dream, Trichy Stewart, Stargate e The Y's, Rihanna não foge muito aos clichês do gênero e o drama de Rated R, por sua vez, não a coloca como a primeira popstar em ascensão a tentar comover o mundo com conflitos pessoais. Mas da maneira confusa e vulnerável com que ela se expõe, arrependimento, tristeza e toda a gama de sentimentos que ela procura esquadrinhar acabam vertendo em canções agradáveis de escutar.
Os destaques vão para a crescente "Fire Bomb", a climática balada triste "Cold Case Love", co-escrita com Justin Timberlake, o primeiro single "Russian Roulette", um dos melhores momentos do disco, "Rock Star 101", que tem participação do Slash, e a melosa e intensa "The Last Song", onde a voz de Rihanna ganha maior destaque em relação ao instrumental contido, mas bem arranjado.

TRACKLIST

1. Mad House
2. Wait Your Turn
3. Hard featuring Jeezy
4. Stupid In Love
5. ROCKSTAR 101 featuring Slash
6. Russian Roulette
7. Fire Bomb
8. Rude Boy
9. Photographs featuring will.i.am
10. G4L
11. Te Amo
12. Cold Case Love
13. The Last Song

Nenhum comentário: